terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comissão Nacional da Verdade colhe depoimentos de advogados na OAB-RJ


Relatos serão aproveitados pelo grupo de trabalho Ditadura e Sistema de Justiça, da CNV
Amanhã, a partir das 16h, no plenário da OAB-RJ, o coordenador da CNV, Claudio Fonteles, e Rosa Cardoso, membro da Comissão Nacional da Verdade, participam de sessão solene conjunta realizada pela OAB-RJ e pela CNV para a tomada de depoimentos de advogados de presos políticos. Na ocasião, serão ouvidos 12 profissionais que se destacaram na defesa de opositores durante a ditadura militar.
Os depoimentos serão aproveitados pelo grupo de trabalho Ditadura e Sistema de Justiça, da Comissão da Verdade. Na sessão solene os advogados relatarão as dificuldades e a ousadia que tiveram ao longo do período de exceção para exercer a defesa de opositores do regime militar. Ao final do evento, receberão um diploma em homenagem por sua atuação na defesa de presos e desaparecidos políticos.
Entre os advogados que comparecerão ao evento estão o ex-deputado federal Modesto da Silveira, advogado carioca e membro da Comitê de Ética da Presidência da República, Marco Antônio Rodrigues Barbosa, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos, e Eny Moreira, que presidiu o Comitê Brasileiro pela Anistia e foi uma das idealizadoras do projeto Brasil, Nunca Mais.
Logo após a sessão, às 19h, o prédio onde funciona a OAB-RJ, no centro do Rio de Janeiro, receberá o nome de Sobral Pinto, que também se notabilizou por defender presos políticos no regime ditatorial. Na calçada da OAB, na avenida Marechal Câmara, 150, será exibido em um telão o documentário “Sobral, o homem que não tinha preço”.
Assessoria de Comunicação
Comissão Nacional da Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário