quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Brasileiro da Delegação do Comitê Carlos de Ré é Barrado no Chile

09/09/2013 · por comiteverdadepoa · em Notícia

O brasileiro Dirceu Luiz Messias, que integrava a delegação do Comitê Carlos de Ré para a segunda edição do “Brasil Agradece ao Chile”, foi retido em Santidoàs 19h da noite de sábado, dia 07/09, onde relata ter sido mantido em uma sala, sem comunicação, por aproximadamente 12h.
Liberado somente na manhã do domingo seguinte, ele foi obrigado a retornar para o Brasil, onde chegou aproximadamente às 16h.
O militante de 72 anos, que foi preso e torturado no Chile na época da ditadura, relatou que assim que chegou em Santiago, após uma escala no RJ, ouviu da Polícia de Imigração: “O Sr. não vai entrar no Chile”.

Submetido a uma longa espera, sem qualquer explicação ou justificativa, pois estava com todos os documentos legais necessários para a viagem, ouviu de um agente que sabiam o porquê ele estava indo ao Chile e que ele não entraria no país.

Quarenta anos após o Golpe, parece que o autoritarismo e a arbitrariedade ainda estão arraigados em algumas instâncias deste país cujo povo acolheu tão carinhosamente nossos exilados políticos, mas que hoje se negou a receber parte de sua própria história.

O Comitê Carlos de Ré é solidário ao companheiro Messias e levará esta denúncia a todas as instâncias nacionais e internacionais cabíveis, pois não podemos admitir que vigorem, em nossas democracias, práticas atentatórias à nossa luta por Memória, Verdade e Justiça.
http://comitedaverdadeportoalegre.wordpress.com/2013/09/09/brasileiro-da-delegacao-do-comite-carlos-de-re-e-barrado-no-chile/

Nenhum comentário:

Postar um comentário