sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LINKS DE DOCUMENTOS REVELADOS


Informativo Documentos Revelados

Prezada(o)
O site Documentos Revelados disponibiliza online milhares de imagens, entre relatórios policiais, depoimentos, análises periciais, processos judiciais, jornais, cartas e fotografias apreendidas durante a ditadura civil-militar. Oferece também documentos, jornais e panfletos produzidos pelas organizações que resistiram ao regime implantado após o golpe de 1º de abril de 1964.
Ao facilitar o acesso procuramos oferecer às gerações atuais, a oportunidade para conhecer um período importante de nossa história.
Os documentos estão em PDF e JPG e as dicas abaixo podem ser acessadas com um clique nos títulos.

MINUCIOSO CONTROLE DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DO RIO GRANDE DO SUL

Fichas informativas do Departamento da Polício Federal do Rio Grande do Sul revelam que ativistas e lideranças do movimento estudantil gaúcho eram controlados diáriamente por agentes da polícia política da ditadura.

INÉDITO. CARTILHA “ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS DE ONZE COMPANHEIROS” OU “COMANDOS NACIONALISTAS”

Em anexo uma cópia da Cartilha intitulada “Organização dos Grupos de Onze Companheiros ou Comandos Nacionalistas”, documento esse que reflete o clima político e social que vivia o Brasil nos primeiros anos da década de 60.

AÇÃO POPULAR,A ESQUERDA CATÓLICA SOB O CERCO DA REPRESSÃO

A Ação Popular surgiu em 1962, após um congresso da esquerda católica. A organização lutava pelo socialismo dentro da ótica cristã e foi composto, principalmente, de lideranças estudantis da época, tais como Betinho, Vinícius Caldeira Brant e outras.

DEDOS-DUROS NADARAM DE BRAÇADA DURANTE A CAÇA AS BRUXAS PÓS 64

Conjunto de documentos revelam casos de delações ocorridas após o golpe civil-militar, notadamente em Minas Gerais. Pelos documentos é possível comprovar que algumas pessoas incriminavam seus adversários para estar bem com as novas autoridades.

PROFESSORA TORTURADA NA DITADURA ACUSA ADVOGADO DE SER O RESPONSÁVEL POR SEVÍCIAS E ABORTO

"Eu ficava horas numa sala, entre perguntas e tortura física. Dia e noite. Eu estava grávida de dois meses, e eles estavam sabendo. No quinto dia, depois de muito choque, pau de arara, ameaça de estupro e insultos, eu abortei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário