sábado, 23 de março de 2013

CNV participa do Dia Internacional pelo Direito à Verdade


Comissão Nacional da Verdade participa de atos promovidos pela sociedade civil em São Paulo e no Rio de Janeiro para marcar o 24 de março
 
A Comissão Nacional da Verdade participará, no dia 24 de março, de dois eventos, no Rio e em São Paulo, organizados por artistas e pela sociedade civil, para comemorar o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações de Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas. A data é comemorada no mundo todo desde 2010, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) a lançou no calendário internacional.
 
O dia 24 de março foi escolhido pela ONU em homenagem ao arcebispo de San Salvador, Óscar Romero, assassinado na mesma data, em 1980, por se recusar a ficar em silêncio perante a violência, os abusos e a injustiça em seu país. Desde então, neste dia, em diversos países, manifestantes estarão unidos em uma só voz pelo Direito à Verdade sobre as graves violações dos direitos humanos, reafirmando a dignidade daqueles que foram atingidos pela violência de Estado.
 
Em São Paulo, a integrante da CNV Maria Rita Kehl irá participar do ato, organizado pelo Movimento de Artistas pela Verdade em São Paulo, que será realizado nas escadarias do Centro Universitário Maria Antônia, da USP, na rua de mesmo nome, na Vila Buarque, em São Paulo, domingo (24), às 11h.
 
O local foi escolhido para que não se esqueça a batalha da Maria Antônia, travada na mesma rua e imediações, colocando em lados opostos alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que funcionava no local à época, e do Mackenzie, até hoje instalado no mesmo local e que abrigava, na ocasião, alguns integrantes do Comando de Caça aos Comunistas, organização de extrema direita. Na batalha, um estudante de segundo grau de uma escola vizinha foi morto por uma bala perdida e o prédio da USP, incendiado, levando a mudança definitiva da FFLCH para a Cidade Universitária.
 
Maria Rita Kehl, integrante da CNV, fará uma breve apresentação do Dia Internacional do Direito à Verdade, e depois terá início um evento teatral/musical sob a direção de Sérgio Carvalho e a Companhia do Latão. Haverá leituras de Bertold Brecht pelos atores do Latão e músicas apresentadas por José Miguel Wisnik, Celso Sim, Juçara Marsal, entre outros.
 
No Rio de Janeiro, o ato é promovido pelo Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e pelo Instituto Augusto Boal e contará com a participação das integrantes da CNV Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso.
O ato no Rio de Janeiro contará com a animação da Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, além da participação de artistas como Aderbal Freire Filho, Juliana Carneiro da Cunha, Marieta Severo, Clara de Andrade, Cecília Boal, Gustavo Guenzburger, Lino Amorim, Tecca Ferreira e outros, que se revezarão nas músicas e na leitura de depoimentos de sobreviventes da tortura. Wadih Damous, presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, também participará do ato.
 
SERVIÇO – São Paulo:
O quê: Dia do Direito à Verdade na Maria Antônia
Local: Teatro do Centro Universitário da USP
Endereço: Rua Maria Antônia, 249
Quando: 24 de março de 2013
Horário: 11h
 
SERVIÇO – Rio de Janeiro:
O quê: Ato Público pelo Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Graves Violações de Direitos Humanos
Local: Praça São Salvador, Laranjeiras, Rio de Janeiro
Quando: 24 de março de 2013
Horário: 16h às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário