quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos



3º Seminário Internacional o Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos:
 Direito à Verdade e a Memória
O Seminário promoverá conferências, palestras e reflexões sobre os arquivos dos trabalhadores e dos movimentos sociais da cidade e do campo, discutindo suas ações, histórias e memórias. Outras questões abordadas serão as fontes alternativas da memória e a preservação digital. Esta terceira edição do evento, que tem como tema “Direito à Verdade e à Memória”, destacará os arquivos e documentos dos trabalhadores e a importância da recuperação, organização e divulgação destas fontes fundamentais para o direito à verdade, à memória e à justiça, num momento em que a Comissão Nacional da Verdade intensifica suas atividades.
O evento contará com a participação de conferencistas e especialistas de diferentes nacionalidades que debaterão, a partir de múltiplas perspectivas disciplinares, questões relacionadas ao universo dos arquivos, da história e da memória dos trabalhadores da cidade e do campo. Será, enfim, um fórum privilegiado para a troca de informações, incentivando a recuperação e a preservação dos arquivos e da memória dos trabalhadores e de suas organizações.
O seminário também homenageará a Confederação Operária Brasileira (COB), primeira central sindical do país, no centenário do seu 2º congresso. A COB nos legou um dos mais importantes conjuntos documentais produzidos pelos trabalhadores brasileiros na etapa inicial de sua organização sindical.
Serão promovidos, ainda, sessões de comunicações temáticas, minicursos e lançamentos de publicações.
Público: Profissionais com atuação em arquivos e centros de documentação dos trabalhadores urbanos e rurais, e dos movimentos sociais. Dirigentes e militantes sindicais e populares. Arquivistas, historiadores, cientistas sociais, documentalistas, bibliotecários, estudantes e demais interessados na temática.
Comissão Organizadora:
§  Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro
§  Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT
§  Centro de Referências Memórias Reveladas
§  Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” da Universidade Estadual Paulista
§  Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST) da Universidade Estadual da Sudoeste da Bahia
§  Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referências sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Local: Arquivo Nacional – Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Período: 16 a 20 de setembro de 2013.
Telefones: (11) 2108-9247 e (11) 2108-9213

Nenhum comentário:

Postar um comentário