sábado, 16 de fevereiro de 2013

DIVULGADOS DOCUMENTOS SOBRE A DITADURA MILITAR

O site Documentos Revelados disponibiliza online milhares de imagens, entre relatórios policiais, depoimentos, análises periciais, processos judiciais, jornais, cartas e fotografias apreendidas durante a ditadura civil-militar. Oferece também documentos, jornais e panfletos produzidos pelas organizações que resistiram ao regime implantado após o golpe de 1º de abril de 1964.
Ao facilitar o acesso procuramos oferecer às gerações atuais, a oportunidade para conhecer um período importante de nossa história.
Os documentos estão em PDF e JPG e as dicas abaixo podem ser acessadas com um clique nos títulos.

A Comissão Nacional da Verdade divulgou estudo reconhecendo que o desaparecimento do comunista Edmur Péricles Camargo, conhecido como Gauchão, em 1971, foi provocado por homens da Força Aérea Brasileira (FAB) que o sequestraram no Aeroporto de Buenos Aires.
Apesar do AI 5, da Lei 477 e outros instrumentos usados pela ditadura para cercear a liberdade de reunião e expressão, os estudantes paranaenses desafiaram a repressão realizando assembleias e distribuindo panfletos.
O conjunto de 81 documentos anexados mostram o grau de informação da ditadura sobre os grupos que resistiam ‘a tirania. A maioria dessas informações eram obtidas mediante torturas infligidas aos militantes presos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário