segunda-feira, 15 de julho de 2013

INSTALADA COMISSÃO DA VERDADE UNIVERSITÁRIA - UFC/UECE

                O dia 11 de julho entrou para a história das duas principais Universidades do Estado do Ceará. A UECE e a UFC instalaram oficialmente a Comissão da Verdade com o objetivo de investigar, no âmbito das academias, os crimes cometidos contra alunos, professores e servidores durante o regime militar 1964-1985. Num ATO ocorrido no Auditório da Reitoria da UFC, dezenas de ativistas dos direitos humanos, jovens, professores, dentre outros participantes assistiram o evento que contou com a participação do Assessor da Comissão Nacional da Verdade, Leonardo Hidaka, o qual parabenizou a iniciativa.
                A mesa do evento contou, além do representante da CNV, com a participação dos Presidentes das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e da Assembleia Legislativa, João Alfredo e Eliane Novais; da Comissão Nacional de Anistia, Mário Albuquerque; dos Reitores Jackson Sampaio, da UECE, e Jesualdo Farias, da UFC. Em nome do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará, o Coordenador Sílvio Mota também esteve presente. Na ocasião, Silvio  ressaltou a luta pela Verdade e lembrou de versos redigidos por ele após a homenagem a Bergson Gurjão Farias, ex-aluno da UFC, assassinado pela ditadura, que teve seus restos mortais encontrados e sepultados em 2009.
                Todos demonstraram total compromisso em colaborar para o êxito dos trabalhos da Comissão Universitária. Ao final do evento, a estudante Tatiane Albuquerque, recitou a poesia "ÀS GERAÇÕES FUTURAS" do mártir Emanuel Bezerra dos Santos, assassinado barbaramente pelos militares.
                Continuamos na LUTA, agora mais FORTES! Parabéns a todos que contribuíram para mais essa Vitória do Movimento Memória, Verdade e Justiça.


Serley Leal - Membro do CMVJ/CE




Nenhum comentário:

Postar um comentário